
-
Arquitetos: Tribeira
- Área: 82 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Júlia Tótoli
-
Fabricantes: Desmobilia, Ladrilharia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apê Nietzsche conta a história de um professor de filosofia que já morou em três cidades diferentes, cada uma com grande importância na sua trajetória de vida. São Paulo foi onde ele cresceu e viveu por muitos anos; Friburgo, na Alemanha, foi o local em que realizou sua especialização; e, finalmente, Brasília, onde se consolidou.


As decisões conceituais do projeto foram pensadas para, de certa forma, fazer referência a essas três cidades, além de homenagear o filósofo Nietzsche, um dos pensadores mais estudados pelo nosso cliente.

Uma das intervenções principais foi a integração da cozinha com a sala, que revelou a estrutura de concreto e os cobogós, elementos que reforçam a ventilação cruzada do prédio. Na transição entre esses dois ambientes, o par de pilares aparentes tornou-se suporte para uma mesa que desenhamos em concreto aparente. Seu formato orgânico é uma homenagem indireta a um dos edifícios mais icônicos de São Paulo: o Copan.

Durante a primeira visita ao apartamento, identificamos que os quartos ainda conservavam um piso de taco de madeira original, escondido sob um piso flutuante. Decidimos restaurar essa madeira, valorizando sua história. Já nas áreas sociais e molhadas, a reforma anterior havia substituído os pisos originais por cerâmicas que não favoreciam o imóvel. Optamos, então, por revestir essas áreas com ladrilhos hidráulicos na cor preta. Essa escolha carrega uma carga afetiva e, ao mesmo tempo, faz referência a prédios residenciais de Brasília que utilizam pisos pretos em seus pilotis. Além disso, o contraste proporcionado pelo piso ajuda a destacar os móveis e as obras de arte do cliente.

Para homenagear Friburgo, escolhemos um tom de amarelo claro para as portas do apartamento, inspirado no centro histórico da cidade europeia, onde os edifícios possuem portas e janelas em tons pastéis. A reforma também incluiu a redivisão das áreas molhadas para atender às necessidades do cliente. Criamos uma suíte, mantivemos um banheiro social espaçoso e realizamos a integração desejada entre cozinha e sala, o que exigiu a alteração da posição da área de serviço.


Como destaque especial, a nova parede da área de serviço, visível da sala, recebeu um painel de azulejos feito por Marco Rodrigues, um artista local. A obra, intitulada "A Sinfonia do Fogo", foi criada especialmente para o Apê Nietzsche e representa, em cores e formas abstratas, a paixão do cliente pela música. O painel foi confeccionado em azulejos esmaltados, tornando-se um elemento marcante no projeto.
